O tempo para se fazer tudo o que é necessário no final do ano, de fato, é curto, mas mesmo restando ainda muito por fazer, ficar ansioso só irá atrasar ainda mais seus planos, portanto, tente controlar a ansiedade antes que ela estrague seu humor, festas e até mesmo a vida.
Para ajudar no processo de controle de ansiedade, traremos na sequência as principais dicas nesse sentido.
10 dicas para controlar a ansiedade de fim de ano
Manter a calma faz bem
Tente entender que seu cérebro está mandando inúmeros estímulos e cobranças para que seu corpo trabalhe, pois é assim ele te mantém em alerta, entretanto, saiba que é também é essa pressão que acaba gerando a ansiedade em relação aos acontecimentos do final do ano e isso acaba sendo muito estressante. Para amenizar o problema, o melhor é aceitar que, independente do que o cérebro diz, vale a pena manter a calma, pois ela ajudará, inclusive, a aumentar a produtividade e criatividade.
Festas com a família só quando fizerem bem
É fato que nem sempre festas em família são tão agradáveis quanto nos cinemas e comerciais, visto que, por vezes, esses eventos podem causar certo desconforto nas pessoas pelos mais diversos motivos. O ideal, portanto, é não deixar que a mente exerça uma pressão para que se faça presente em festas familiares somente por obrigação. Se o ambiente familiar não lhe faz bem, não hesite, opte por passar o fim de ano com amigos e pessoas que, de fato, tragam algo de positivo.
Relembre as coisas boas de 2013
Com a chegada do fim de ano, a maioria das pessoas começa a fazer novos planos e metas para realizar no ano seguinte, entretanto, isso pode fazer com que a ansiedade aumente, pois nesse momento é comum também lembrar-se dos planos que não se concretizaram no ano que se finda. O ideal é tentar mudar e fazer diferente, ao invés de anotar o que irá fazer no próximo ano, o ideal é relembrar o que foi feito de bom no ano que se finda, dessa maneira a sensação que virá à tona será a de alegria e gratidão.
Questionar-se faz bem
Caso você seja o tipo de pessoa que não abre mão de fazer uma listinha de metas para o próximo ano, não tem problema, ainda há solução. Antes de anotar o que deseja, questione-se o porquê de querer alcançar tal objetivo, assim saberá se realmente vai valer a pena ou se esse será só mais um desejo de ano novo. Quando se sabe o porquê, descobre-se o que realmente se deseja e necessita e isso espanta a ansiedade.
Viva o presente
Tente não se preocupar de mais com o futuro, isso causa ansiedade e preocupação com algo que ainda nem aconteceu e que talvez nem aconteça, então, mantenha o foco no presente e tente realizar o que está ao seu alcance hoje. Vale notar que não significa necessariamente deixar de fazer planos de médio/longo prazo, mas sim saber exatamente que o que faz o futuro é tudo aquilo que se faz no presente.
Não supervalorize a data
Dia 31 de dezembro é uma data como outra qualquer, não precisa ficar ansioso e pensar que sua vida tem que mudar nesse dia, mantenha a calma, se não conseguiu cumprir as promessas feitas no ano que passou, possivelmente haverão inúmeras outras oportunidades para consertar e fazer cada uma delas, então, paciência.
Respire e medite
Quando se sentir ansioso a ponto de perder o fôlego, pare tudo o que está fazendo e respire fundo, isso fará você se acalmar naturalmente. Quando se está ansioso, a respiração fica mais acelerada e dessa forma o cérebro não flui da forma correta. Para manter-se calmo, o correto é parar e respirar fundo, isso ajuda a oxigenar o cérebro.
Fazer o que te faz bem, faz bem
Pare e pense naquilo que é capaz de deixá-lo mais tranquilo, feliz e relaxado, para controlar a ansiedade nada melhor que passar bons momentos fazendo aquilo que gosta. Se ainda não sabe o que faz bem a você, é hora de praticar alguns exercícios para descobrir, exercícios como natação, corrida e ciclismo costumam ser muito eficazes.
Alimentação é fundamental
Para controlar a ansiedade vale cuidar também da alimentação, uma dieta mais equilibrada com alimentos ricos em triptofano e alimentos que ajudam na produção de serotonina são essenciais para aliviar a ansiedade. Os alimentos mais indicados são grãos, biscoitos e massas integrais, queijo, leite, castanha de caju, amêndoas, nozes, feijão, ervilha e frutas como banana, melancia, melão, abacate e chocolate meio amargo.
Fazer o bem, faz bem também
Essa não é uma regra válida apenas para datas festivas, mas também para o restante do ano, praticar o bem aumenta a auto estima e produz excelentes resultados contra a ansiedade. (ClickGrátis)