São Gonçalo: Tradição, fé e devoção fizeram o espetáculo na “Lavagem”
Com as bênçãos do padroeiro São Gonçalo do Amarante e sobre um sol escaldante, hoje (16) pela manhã, baianas, turistas e foliões percorreram em cortejo algumas das principais ruas da cidade na realização de mais uma Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.
Conhecida como a “Lavagem de São Gonçalo”, o evento se tornou uma data toda especial no calendário dos sangonçalenses e de muitos moradores de cidades circunvizinhas, mantendo viva a tradição.
A participação da Lira Musical Sangonçalense, “insubstituível” no evento, fez mais uma vez toda a diferença animando e arrastando gente de todas as idades. Durante todo percurso, seus músicos desfilaram um repertorio eclético formado por sucessos atuais e as tradicionais e imortais marchinha carnavalescas.
Com 50 anos de idade e 25 desfilando vestida de baiana, a aposentada Terezinha Batista, descreve a Lavagem de São Gonçalo como o ponto principal da festa. “Só deixarei de participar quando eu morrer. Essa lavagem é a melhor coisa do mundo!” Afirmou à baiana.
Após a tradicional visita à Fonte da Gameleira a lavagem foi encerrada em frente à Igreja Matriz, onde todos puderam se refrescar com jatos de água lançados por carros pipa.