Ele tem 20 anos de idade, é sangonçalense e dono de um talento fenomenal. Começou a desenhar e pintar muito cedo, mas decidiu investir na carreira de artista plástico a partir de 2004. Estamos falando do jovem Dilson Ferreira, dominador como ninguém do estilo desenho acadêmico hiper-realista.
De família humilde, Dilson é morador do populoso Bairro Murilo Leite, aqui em São Gonçalo. Ele conta que sempre foi destaque entre os demais colegas de classe nos trabalhos de arte nas escolas e colégios onde estudou. Durante cerca de três meses, chegou a frequentar aulas de desenho e demais artes em Feira de Santana, mas, foi obrigado a abandonar o curso de aperfeiçoamento por causa do alto custo.
Entre as técnicas empregadas em seus diversos trabalhos, obras feitas com lápis sobre papel especial e pinturas óleo sobre tela. “Gosto de pintar e desenhar sem preferências de temas específicos. Retrato a natureza, objetos, animais, de tudo um pouco. Mas o número maior de encomendas são os desenhos de auto retratos (rostos, faces),” explica o artista.
Dilson Ferreira já exibiu algumas das suas obras em competições de artes nos municípios de Feira de Santana e Salvador. Em ambas das participações, ele conseguiu colocações de primeiro e segundo lugar entre as disputas de “Prêmio Revelação e Auto Retrato Mais Realista”.
Por falta de apoio de algum órgão ou empresa, fica mais difícil segundo ele, investir no seu “dom” dado por Deus. A renda financeira que ele hoje possui em especial é proveniente dos cortes de cabelos em amigos que o elogiam tanto como artista plástico, e como cabeleireiro. O taxista Danilo Cazumbá é um dos seus clientes mais fiéis.
Em 2013, uma equipe da TVE esteve aqui em São Gonçalo e gravaram partes de um documentário sobre novos artistas, novas revelações nas artes plásticas na Bahia. Foram colhidas imagens da rotina do dia a dia do artista, onde ele pintou algumas obras ao ar livre em um dos coretos da Praça da Matriz, desta cidade.
Dilson Ferreira tem obras espalhadas por diversos municípios da Bahia e em outros Estados. Ele sonha um dia poder viver da sua arte e desenvolver um trabalho artístico social com crianças. Para falar diretamente com ele ligue para o contato (75) 8252-4813.
Aprecie na sequência algumas das obras desse talento sangonçalense.
Matéria extraída do blog São Gonçalo Alerta.
Gravação do documentário para a TVE |
Na decoração da sala um auto retrato dos seus pais |
Trabalho ainda inacabado |
O taxista Danilo Cazumbá é um dos seus grandes clientes e admiradores |
Uma das suas primeiras obras |
Fotos: Blog São Gonçalo Alerta