A comunidade do Urubu foi escolhida como ponto de partida das audiências, pelas inúmeras denuncias à promotoria com relação à marginalidade, alcoolismo envolvendo menores de idade, drogas e a carência da comunidade devido à ausência dos direitos essenciais do cidadão como: saúde, educação, saneamento e etc.
Segundo a promotora, “é preciso que ações no campo da saúde, educação, esporte, assistência social sejam realizados dentro da comunidade, para que, esses moradores não precisem se deslocar em busca desses serviços. Caso não seja possível a disponibilização desses serviços, o município tem por obrigação conceder meios de acesso, para que esses moradores sejam beneficiados por aquilo que lhes é de direito”. O município tem o prazo de 30 dias para se organizar e viabilizar essas mudanças.
Motivada por essas audiências, a Secretaria Municipal de de Saúde de São Gonçalo dos Campos realizará nos dias 24, 28 e 30 de janeiro atividades referentes ao Projeto Comunidade Legal, voltada aos moradores da Comunidade do Urubu.
Cronograma:
24/01/2014 (Sexta-feira) - Manhã: Consulta Médica e de Enfermagem.
28/01/2014 (Terça-feira) - Manhã: Atividade Educativa com Médica Especialista em Álcool e outras Drogas, Nutricionista e Psicóloga.
30/01/2014 (Quinta-feira) - Tarde: Atividade educativa com Educador Físico.
Fonte: Blog São Gonçalo Agora
30/01/2014 (Quinta-feira) - Tarde: Atividade educativa com Educador Físico.
Fonte: Blog São Gonçalo Agora