O cartão de crédito permite que as pessoas controlem todas as suas despesas, já que praticamente todos os cartões contam com sistemas online para controle de tudo que se gasta. O problema é que muitas pessoas acabam não conseguindo utilizar corretamente os cartões de crédito, já que como as pessoas contam com um limite e não precisam ter dinheiro no bolso, acaba sendo fácil perder o controle.
Uma outra armadilha que os cartões colocam é a possibilidade de não pagar toda a fatura e permitir que ela seja acumulada para os meses seguintes. Este é um procedimento que é muito utilizado, mas o problema é que atualmente no Brasil os juros que são cobrados no cartão de crédito são os mais altos. Portanto, quando a pessoa deixa para pagar um determinado valor na fatura, no mês seguinte este valor será corrigido com juros e ainda por cima virá acrescido do restante do valor das compras feitas durante o mês anterior. E assim muitos brasileiros entram em uma verdadeira bola de neve, sem conseguir pagar a conta.
Uma dica interessante é sempre tentar fugir destas tentações de não pagar toda a fatura do cartão. Em determinados momentos as pessoas não conseguem fugir. Neste caso, é importante que se tenha noção de quanto de juros será cobrado em cima do valor que não foi pago.
Confira algumas dicas para conseguir calcular estes juros antes mesmo da fatura chegar.
Tabela de controle
Uma dica interessante é baixar para o seu computador uma tabela que permite controlar os valores que poderão ser pagos na fatura quando ela não é paga na sua forma integral. É um procedimento simples e fácil.
Baixe a tabela disponível, clique aqui para baixar.
A tabela é bem simples e auto explicativa, onde os usuários terão que preencher com as informações relacionadas a sua fatura e ao seu cartão de crédito.
Cada linha serve para que a pessoa controle a dívida de um determinado cartão.
Comece preenchendo com as informações relacionadas a data de vencimento do cartão e também o valor total que deveria ser pago da fatura. Depois disso coloque a data que a fatura foi paga. É importante que a data seja colocada de forma correta, pois a partir data de vencimento os cartões já começam a cobrar juros.
Ao lado do dia do pagamento efetivo, os usuários terão que colocar o valor que foi pago na sua fatura do cartão de crédito. Assim ele vai conseguir calcular automaticamente se ele já está em atraso e também vai conseguir calcular o saldo que ficou devendo.
A próxima informação que deve ser editada pelos usuários da tabela é a Taxa de Juros a.m. Esta informação deve sempre constar na sua fatura do cartão. Caso não encontre, ligue para a central de atendimento que eles vão saber lhe informar.
A próxima informação em azul que será também editada pelos usuários é a Mora a.m. que é uma multa cobrada pelos cartões pelo atraso no pagamento.
Pronto, a tabela vai conseguir fazer o cálculo de quanto os usuários terão que pagar em juros para o mês seguinte. (Fonte: ClickGrátis)
Espero que essas dicas tenham ajudado você leitor(a) do blog O Que É Notícia.